1984 - big brother is watching you

"Guerra é paz
 Liberdade é escravidão
Ignorância é força"



      Em um mundo dividido em três grandes potências, Oceania, Eurásia e Lestásia, a guerra se tornou contínua e interminável, e a liberdade e os sonhos da população servem apenas para alimentar as grandiosas máquinas bélicas.
     E é na Oceania que iremos encontrar Winston, que vive sob o julgo do Partido, a instituição dominante neste super país. E nosso amigo é uma pessoas insatisfeita com o modelo atual de sua vida.


    As pessoas da Oceania vivem alheios as Teletelas, aparelhos obrigatórios em todo lar e estabelecimento, que não pode nunca ser desligado, e que transmite ordens e programas do partido, sem nunca se calar, e ao mesmo tempo, captura e transmite tudo que acontece ao seu redor. Dessa forma, não existe privacidade, mas sim uma vigilância 24 horas por dia.
    A sociedade se dividiu em três classes: Membros internos do partido, membros externos e a massa, chamada de prole.E o grande governador deste país, a figura que ninguém nunca viu, mas cuja existência todos tem absoluta certeza: O Grande Irmão. Com cartazes por todas as partes, ele é admirado por todos os moradores da Oceania.

    E é neste mundo distópico e sem esperanças que Winston irá esboçar seus pensamentos rebeldes, pois sua alma não pode ser subjugada pelo duplipensar, nem nada das tranqueiras ideológicas do partido. Muito pelo contrário, ele anseia pelo modo de vida antigo, antes de toda essa guerra começar, um mundo do qual ele mal se lembra...


 


    1984, escrito por George Orwell, publicado em 1949, é um livro de leitura fácil e envolvente, que nos apresenta a esta terrível realidade acinzentada, onde não é permitido nem sequer pensar contra o partido.
    Gostei bastante do livro, apesar de uma parte meio longa quando o personagem lê um certo livro, eu senti a verdadeira agonia de se viver naquele mundo, onde nada passa desapercebido, onde a comida é racionada o tempo todo, e onde a maldita teletela não se cala nem por um minuto.

 Quatro estrelas. Um ótimo livro.

1984 - big brother is watching you 1984 - big brother is watching you Reviewed by Jyuuken Cronicaex on 11:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.