sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bem vindo a Conspiração!!!

  Existem animes que não são sobre poderes, não possuem lutas fantásticas, não se passam em outros mundos e nem possuem protagonistas poderosos. Eles são sobre a vida. Simples assim, seus personagens são pessoas normais, com sonhos e medos, e defeitos que os tornam tão...humanos...
  Nhk Ni Youkoso é um anime de 2006, baseado em uma light novel do mesmo nome, do autor Tatsuhiko Takimoto, que conta a história de Satõ Tatsuhiro, um hikikomori.



Hikikomori é um termo vindo do japonês para um comportamento de total isolamento social. Um hikikomori não sai de sua casa para nada, não estuda, não trabalha, saindo por completo do convívio social. Um hikikomori possuí fobia extrema de pessoas e situações sociais, e se isola completamente.

  O protagonista surtou quando estava começando sua faculdade, acreditava que todos ao seu redor o desprezavam acabou se isolando em seu quarto, de onde não saiu pelos últimos três anos. Mas, ao seu ver, tudo não passa de uma conspiração, magistralmente orquestrada pela mais maligna das organizações que regem o mundo em segredo. A terrível Nippon Hikikomori Kyokai - NHK!
  Satõ não possui nenhuma habilidade social, nunca teve um emprego, sobrevivendo com uma
mesada enviada por seus pais. Nesse momento, você deve estar pensando: "que anime lamentável, não tem como ser bom", mas seu engano é enorme. A habilidade de alguns animes de nos contar histórias simples e cativantes é algo fora do normal.

Na realidade NHK se refere a emissora de tv Nippon Hōsō Kyōkai, mas dentro da série se refere a Nippon Hikikomori Kyokai algo como "Associação Japonesa dos Hikikomori", uma reivindicação do protagonista de uma conspiração feita pela NHK (emissora) para criar NHK (grupo do hikikomori)

   A tranquilidade hikikomori de Satõ é perturbado quando uma garota bate em sua porta, e diz possuir a cura para a fobia do pobre hikikomori. Misaki, que acredita ter desenvolvido o projeto perfeito para reabilitar hikikomoris, passa a obrigar Satõ a frequentar sessões de seu "projeto", onde irá passar a ele lições que o reintegrem a sociedade.
  Porém, Satõ é orgulhoso, e se nega a admitir sua condição. Acaba mentindo que seu isolamento se deve ao fato de ele ser um desenvolvedor de jogos indies, e acaba prometendo a menina que entregara um jogo de sua autoria.
  Para cumprir tal promessa, Satõ contara com seu antigo amigo de escola, Yamazaki, que para surpresa do hikikomori, era seu vizinho. Os dois então partem numa jornada, para a produção do jogo perfeito!!




  Foi impossível pra mim não me identificar com o protagonista. Seus dilemas, a ansiedade de ter que ir a um determinado lugar, são coisas que eu acabo passando também, não que eu seja um
hikikomori, mas antissocial como sou, vi vários de meus pensamentos replicados nele. A dinâmica entre os personagens é muito divertida, principalmente da dupla Yamazaki e Satõ.
  E com o passar dos episódios, você nota que todas as pessoas têm problemas. Cada personagem que te é apresentado parece precisar de ajuda, como se estivessem perdidos na vida. E não é assim que as coisas são? Não vivemos dando cabeçada em paredes, buscando o caminho certo pelo qual devemos trilhar?
  A trilha sonora passa uma melancolia que dá um nó no coração as vezes, fazendo um grande contraste com as cenas cômicas. O anime é muito gostoso de assistir, e quando terminei seus poucos 24 episódios, me peguei com os olhos marejados, já sentindo saudades daqueles personagens.




  O anime aborda temas fortes, como o suicídio, depressão, abuso, e a grande mensagem, é de que se você viver, e continuar a correr, coisas boas irão acontecer. Não que você vá encontrar a solução definitiva para seus problemas... a vida é uma constante luta, da qual você nunca irá se livrar.
  Com essa atual enxurrada de animes ruins, extremamente coloridos e com histórias genéricas, foi bom encontrar um anime assim. Nhk ni Youkoso é do tipo de anime que ficará para sempre em minha memória, e é por histórias assim, que eu gosto de animes.
  A dica é, assista o anime, e escute a trilha sonora depois. Abra sua mente para um anime um pouco diferente, tenho certeza que sua experiência valerá a pena.



E não se esqueça!! É tudo uma conspiração!!! Da terrível



NIHON



HIKIKOMORI



KYOKAI

0 comentários:

Postar um comentário