segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Maus

  E ae, pensei e ainda estou pensando em como começar esse post, mas é complicado, eu bem que gostaria postar algo simples, mas o conteúdo que ando absorvendo não é assim tão legal, poderia fazer uma crítica do Minha mãe é uma Peça 2, é o mais do mesmo que você encontra no sábado a noite no zorra total, sim pasmem esse programa ainda existe.
  Mas não vim mostrar uma história bonitinha, como saudosista de Segunda Guerra mundial, sim sou Saudosista, não sou fascista, Nazista ou oftalmologista, mas quando olho o mapa- múndi e todos esses conflitos que nos perseguem, é interessante olharmos pro passado e procurar entender o por que dessas coisas acontecerem.



  Provavelmente você já deve ter ouvido falar da HQ Maus, produzida por Art Spiegelman conta a história de seu pai Vladek que passou por todo o Holocausto que os Alemães fizeram com os Judeus, bom minha experiência com um conteúdo tão pesado em uma HQ foi um tanto quanto peculiar.
  Primeiro a forma como os personagens são desenhados, Judeus são ratos, Alemães Gatos, Poloneses Porcos, entre outros, uma forma bem interessante de diferenciar as pessoas para termos uma visão bem ampla de quem era quem, e também uma forma de mostrar os horrores daquela época sem que fiquemos tão chocados, mas mesmo assim não tem como não ficar refletindo sobre tais barbáries.
  Você é introduzido e mergulha na história, pois Vladek faz de tudo para que ele e sua família não fossem levados para os famosos campos de concentração onde as pessoas iam e nunca mais eram vistas, você acompanha o desespero deles, a fome que eles passaram, as dores e que se por apenas um deslize poderiam ser mortos e simplesmente queimados até sua alma já massacrada virassem cinzas.
 Uma coisa predominante na história é Art mostrando o que os horrores da guerra fez ao seu pai, pois por causa da fome onde os prisoneiros ganhavam um pão por dia feito de serragem e uma sopa, seu ai não conseguia desperdiçar nenhum palito de fósforo sequer.

 






















   Maus é uma história que se deve dar atenção, e já que estamos com tantos conflitos de direita,esquerda,machismo, feminismo,Dc, Marvel quem sabe não deveríamos dar uma olhada no passado e vermos do que o ser humano é capaz de fazer,
Até a próxima ...


0 comentários:

Postar um comentário