sábado, 4 de março de 2017

Torne-se uma garota mágica, Pon!

Desde que assisti Madoka Magica (se você nunca ouviu falar, clique aqui), sempre que surge um anime sobre garotas mágicas com uma proposta mais sombria eu tendo a prestar atenção. Lançado na temporada de outubro de 2016, contando com 12 episódios, Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, baseado em uma light novel, chegou prometendo sangue e violência envolvendo as coloridas bruxinhas.


O anime conta sobre a pequena Koyuki Himekawa, uma menina que desde sempre amou animes de garotas mágicas, e seu maior sonho sempre foi se tornar uma. Em sua cidade, rolam boatos de que garotas mágicas realmente existem, e elas tem sido avistadas cada vez com mais frequência.
E pra deixar a boataria ainda mais interessante, existe um joguinho de celular, que se não me engano, chama ikusei keikaku, que tem o poder de transformar as pessoas em garotas mágicas de verdade. É claro, Koyuki joga freneticamente esse jogo.

E pra sua surpresa, um bichinho chamado Pon surge, saindo de seu celular, e declara que ela foi escolhida para se tornar uma garota mágica! Então, Koyuki se converte em Snow White, e recebe a missão de cuidar de seu distrito, ajudando quem precisar.
As garotas mágicas recebem doces ao final de cada boa ação. E Snow White logo se torna a mais pontuada de todas as garotas mágicas, ganhando quantidades absurdas de doces todas as noites.
A protagonista começa a interagir com as demais garotas mágicas, nos apresentando aos demais personagens. Cada garota mágica tem um tipo de magia, e personalidades bem distintas. Ao todo, existem dezesseis delas, atuando na região.
E é aí que a história começa. Uma suposta crise no setor mágico fará com que o número de garotas mágicas deva ser diminuído pela metade, toda semana, a que tiver menos doces será demitida. E a demissão, como elas descobrem depois, significa... morte.


Sobreviver, custe o que custar, elas se dividem em grupos, entre as que não querem o conflito, as que irão matar se for preciso, e aquelas que só querem ver o circo pegar fogo. A situação vai degringolando, e as meninas vão se enfrentando, em combates cada vez mais violentos.
A proposta do anime é muito interessante. As temáticas em que ele se propões a trabalhar também são, cada menina tem um background de peso, mas a maioria, por existirem dezesseis personagens, acabam sendo abordados de maneira rasa. O anime também é cheio de momentos tensos e realmente tristes, mas também tem suas contrapartidas, com momentos em que tudo não parece ser mais do que desculpa pra violência gratuita.
É muito legal ver as lutas, como cada uma só tem uma habilidade, elas bolam uma estratégia de como melhor usar essa habilidade.  As reviravoltas nos resultados das lutas também são bem interessante, sendo que nem sempre a mais forte vence o combate. Foram várias as lutas que me surpreenderam no final.
Snow White é uma péssima protagonista, não moveu a trama em momento algum, não fazendo nada além de chorar. Precisando sempre ter alguém para protege-la, ela não fez nada, mas nada mesmo. Acho que deve ser a protagonista mais inútil que já vi.


Alguns personagens se destacam, como a Swin Swin e Ripple, cuja evolução durante o anime é visível. Mas não posso deixar de admitir, que a maioria me irritou profundamente, principalmente Calamity May, que só se achava a fodona.
Por ter seus bons momentos, mas acabar sendo muito raso na história, talvez pelo alto número de personagens (dezesseis personagens para doze episódios) o anime acaba não impactando muito, e o excesso de violência te deixa anestesiado em certo momento. Mas ainda assim, é um bom anime, vale a pena ver. É curtinho, rapidin termina.

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, leva um honesto 7.

0 comentários:

Postar um comentário